domingo, 11 de outubro de 2009

Introdução ao Hino Nacional Brasileiro

Sempre fui patriota, até o toque de meu celular era o Hino Nacional. Mas uma coisa que eu não sabia é que o Hino tem uma introdução cantada,isso mesmo! Após assistir o vídeo abaixo fiquei estupefata e fui pesquisar. Bem, a história é a seguinte:
A música do Hino Nacional do Brasil foi composta em 1822, por Francisco Manuel da Silva, chamada inicialmente de "Marcha Triunfal" para comemorar a Independência do país. A parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro possuía uma letra, que acabou excluída da sua versão oficial do hino. Essa letra é atribuída a Américo de Moura, natural de Pindamonhangaba, presidente da província do Rio de Janeiro nos anos de 1879 e 1880 e apresenta os seguintes versos:

Espera o Brasil
Que todos cumprais
Com o vosso dever.
Eia avante, brasileiros,
Sempre avante!

Gravai o buril
Nos pátrios anais
Do vosso poder.
Eia avante, brasileiros,
Sempre avante!

Servi o Brasil
Sem esmorecer,
Com ânimo audaz
Cumpri o dever,
Na guerra e na paz,
À sombra da lei,
À brisa gentil
O lábaro erguei
Do belo Brasil.
Eia sus, oh sus!

Outra coisa que me arrepia no vídeo é a parte final. Os nossos soldados da FEB cantando, na Itália, o Hino Nacional, e as bombas estourando a poucos metros deles, logo no trecho "um filho teu não foge à luta". Emocionada fiquei e ainda estou.





ANA ARCANJO NASCIDA EM SANTOS - SP foi membro da Cruz Vermelha durante a Revolução Constitucional de 1932 e nos ensina algo mais do que a desconhecida introdução do Hino Nacional Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário